quinta-feira, 26 de março de 2009

Visita de estudo à Herdade das Parchanas


No passado dia 27 de Fevereiro foi realizada uma visita de estudo à Herdade das Parchanas.

Esta Herdade situa-se entre Alcácer do Sal e o Torrão. Localizada às margens do Rio Sado, numa zona típica de ecossistema ribeirinho não poluído, a Herdade explora de uma forma racional actividades agrícolas e pecuárias.


Acompanhando o rio existem cerca de 50 hectares de regadio nos quais se cultiva arroz.

Na zona envolvente encontra-se um espaço de vegetação de grande valor conservacionista devido à sua heterogeneidade. É constituída por montados de sobro, olivais, campos cultivados, matos, estevais e zonas ripícolas. Esta vegetação faculta distintos habitats a diversas espécies de animais e representa, na sua generalidade, um habitat tipicamente mediterrâneo.

A herdade dispõe de camaratas onde se realizam as dormidas, um refeitório, um salão para acções de formação, um salão de projecção de filmes e apresentações, balneários, piscina com balneários, picadeiro e campo de jogos com parque infantil.

Saímos da escola por volta das 8h30 e levamos cerca de duas horas de viagem. À chegada estavam várias pessoas prontas para nos receber. Uma vez que éramos muitos, fomos divididos em dois grupos. De manhã, o nosso grupo foi dar uma volta num carro movido a energia solar. O carro estava bastante bem construído, andava devagar mas para a experiência foi o suficiente. Numa das voltas, em que iam duas colegas nossas com uma das professoras dentro do carro, houve um pequeno acidente, pois quem ia a conduzir desmanchou-se a rir e acabou por embater numa parede. Ninguém ficou aleijado e todos se riram e não pararam de falar no incidente todo o dia. Depois da voltinha fomos fazer uma visita aos campos de arroz (nesta altura não estão cultivados, uma vez que não estamos na época), ver o rio Sado (o único rio que corre para Norte) e ainda ver alguns dos animais da quinta, como cavalos, um porco preto, uma cabra, um pónei e uma mula. De seguida, fizemos jogos tradicionais, como puxar a corda, sacos, atirar latas ao chão e matraquilhos humanos. Foi uma manhã bastante divertida.

Por volta das 13h, almoçamos e convivemos. O almoço era bastante bom, foi cozinhado na Herdade.

À tarde tivemos a parte teórica do dia. O senhor Lourenço explicou-nos diversas maneiras de fazer conversão de energia. Vimos ainda algumas experiências bastante engraçadas. Fomos depois dar outro passeio pela Herdade, mas desta vez com o intuito de ver como transformavam energia e aqueciam a água. A Herdade não utiliza nenhum recurso não renovável além de que é tudo transformado e construído lá.

Depois fizemos tiro com arco, seguido pelo lanche também muito saboroso. Por volta das 17h já todos tinham comido então, partimos de volta à escola.

Gostaríamos de agradecer ao Sr. Presidente de Junta de Freguesia de Alcabideche que nos cedeu o transporte.

Posteriormente iremos colocar aqui, no blog, os resultados dos inquéritos de satisfação que estamos a realizar.

Herdade das Parchanas:
http://www.parchanasonline.com/

Sem comentários: