sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta 2009

Hoje às 20h30 apaga as luzes em tua casa, apaga todos os aparelhos que estejam ligados à corrente eléctrica. Fica às escuras por um planeta melhor!
Mais de 2000 cidades já aderiram à Hora do Planeta 2009.
A maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas, organizado pela WWF (World Wildlife Fund for Nature), já soma uma adesão total de 81 países.
O Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho, o Museu da Electricidade e o Centro Cultural de Belém, são alguns dos monumentos de Lisboa que irão ficar às escuras durante uma hora para alertar o mundo para a necessidade de adopção de medidas eficazes contra as alterações do clima.

Regista-te já em http://www.wwf.pt/

quinta-feira, 26 de março de 2009

Como construir um painel solar térmico

Material:

Chapa de ferro
Vidro (tamanho da chapa de ferro)
Tinta preta
6m de tubo de cobre
Depósito para colocar a água (interior preto)
Fita isoladora, preta de preferência

Etapas de construção:

1. Pintar a chapa de ferro com a tinta preta.
2. Colar o tubo de cobre em serpentina do lado de trás da chapa.
3. Por o vidro por cima da chapa.
4. Isolar com fita isoladora preta.
5. Fazer dois furos no depósito (um em cima, outro em baixo) e ligar o tubo de cobre ao depósito.

6. Por ao sol e esperar.

Como construir um moinho de vento

Material:

1 Tesoura
1 Pionés
1 Lápis com borracha na ponta

Etapas de construção:

1. Pinta o quadrado por dentro, ao teu gosto.
2. Corta o quadrado e depois o tracejado. Cuidado para não cortares ate ao central
3. Fura os círculos assinados com um pionés.
4. Enrola os cantos. Os buracos das pontas devem alinhar com o buraco do centro.
5. Coloca o moinho, com todos os buracos alinhados no pionés, preso à borracha.
6. Segura o lápis e sopra. Verás o teu moinho a rodar.

Álbum de fotos


Foi criado um álbum de fotos, onde iremos colocar as fotografias de todas as actividades que iremos realizar ao longo do ano.

Estatística dos inquéritos realizados sobre a visita de estudo


Segundo os inquéritos realizados, todos gostaram da visita por diversas razões mas principalmente pelas actividades realizadas. Todos gostaram das experiências, sobretudo, de andar no carro movido a energia solar. Apenas uma pessoa não gostou do almoço. Muitos queixaram-se da antipatia de uma das monitoras e do facto da viagem ser muito longa (quanto a isto, nada poderíamos fazer). Houve, também, quem não gostasse da pequena caminhada pela Herdade mas houve quem gostasse. Os professores e os mais novos, particularmente, os rapazes, foram quem mais gostaram das palestras. No geral, tivemos uma resposta muito positiva tanto pela parte dos alunos, como dos professores, da visita.
Do lado esquerdo está o gráfico com as actividades mais apreciadas e do lado esquerdo o gráfico com as actividades menos apreciadas.

Visita de estudo à Herdade das Parchanas


No passado dia 27 de Fevereiro foi realizada uma visita de estudo à Herdade das Parchanas.

Esta Herdade situa-se entre Alcácer do Sal e o Torrão. Localizada às margens do Rio Sado, numa zona típica de ecossistema ribeirinho não poluído, a Herdade explora de uma forma racional actividades agrícolas e pecuárias.


Acompanhando o rio existem cerca de 50 hectares de regadio nos quais se cultiva arroz.

Na zona envolvente encontra-se um espaço de vegetação de grande valor conservacionista devido à sua heterogeneidade. É constituída por montados de sobro, olivais, campos cultivados, matos, estevais e zonas ripícolas. Esta vegetação faculta distintos habitats a diversas espécies de animais e representa, na sua generalidade, um habitat tipicamente mediterrâneo.

A herdade dispõe de camaratas onde se realizam as dormidas, um refeitório, um salão para acções de formação, um salão de projecção de filmes e apresentações, balneários, piscina com balneários, picadeiro e campo de jogos com parque infantil.

Saímos da escola por volta das 8h30 e levamos cerca de duas horas de viagem. À chegada estavam várias pessoas prontas para nos receber. Uma vez que éramos muitos, fomos divididos em dois grupos. De manhã, o nosso grupo foi dar uma volta num carro movido a energia solar. O carro estava bastante bem construído, andava devagar mas para a experiência foi o suficiente. Numa das voltas, em que iam duas colegas nossas com uma das professoras dentro do carro, houve um pequeno acidente, pois quem ia a conduzir desmanchou-se a rir e acabou por embater numa parede. Ninguém ficou aleijado e todos se riram e não pararam de falar no incidente todo o dia. Depois da voltinha fomos fazer uma visita aos campos de arroz (nesta altura não estão cultivados, uma vez que não estamos na época), ver o rio Sado (o único rio que corre para Norte) e ainda ver alguns dos animais da quinta, como cavalos, um porco preto, uma cabra, um pónei e uma mula. De seguida, fizemos jogos tradicionais, como puxar a corda, sacos, atirar latas ao chão e matraquilhos humanos. Foi uma manhã bastante divertida.

Por volta das 13h, almoçamos e convivemos. O almoço era bastante bom, foi cozinhado na Herdade.

À tarde tivemos a parte teórica do dia. O senhor Lourenço explicou-nos diversas maneiras de fazer conversão de energia. Vimos ainda algumas experiências bastante engraçadas. Fomos depois dar outro passeio pela Herdade, mas desta vez com o intuito de ver como transformavam energia e aqueciam a água. A Herdade não utiliza nenhum recurso não renovável além de que é tudo transformado e construído lá.

Depois fizemos tiro com arco, seguido pelo lanche também muito saboroso. Por volta das 17h já todos tinham comido então, partimos de volta à escola.

Gostaríamos de agradecer ao Sr. Presidente de Junta de Freguesia de Alcabideche que nos cedeu o transporte.

Posteriormente iremos colocar aqui, no blog, os resultados dos inquéritos de satisfação que estamos a realizar.

Herdade das Parchanas:
http://www.parchanasonline.com/

terça-feira, 17 de março de 2009

O que é a Energia?

A energia é tudo o que produz ou pode produzir acção, podendo por isso obter as mais variadas formas: energia mecânica, calorífica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc. Há uma universalidade de energias.
A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o Homem pode usufruir e extrair da Natureza e sem a qual não haveria a sua existência.
> Energia Renovável
É uma energia que é reposta por processos naturais a uma taxa muito superior do que a taxa de consumo.

> Energia Não-Renovável
A energia não renovável é aquela que se obtém de fontes que, a curto ou longo prazo, se podem esgotar.

terça-feira, 10 de março de 2009

Carta Europeia da Água

1. Não há vida sem água. A água é um bem precioso, indispensável a todas as actividades humanas.
2. Os recursos hídricos não são inesgotáveis. É necessário preservá-los e, se possível, aumentá-los.
3. Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos que dele dependem.
4. A qualidade da água deve ser mantida em níveis adaptados às utilizações previstas e, em especial, satisfazer as exigências da saúde pública.
5. Quando a água, após ser utilizada, volta ao meio natural, não deve comprometer as utilizações que dela serão feitas posteriormente.
6. A manutenção de uma cobertura vegetal apropriada, de preferência florestal, é essencial para a conservação dos recursos hídricos.
7. Os recursos hídricos devem ser objecto de um inventário.
8. A eficiente gestão da água deve ser objecto de planos definidos pelas entidades competentes.
9. A salvaguarda da água implica um esforço importante e investigação científica, de formação técnica de especialistas e de informação pública.
10. A água é um património comum, cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado.
11. A gestão dos recursos hídricos deve inserir-se no âmbito da bacia hidrográfica natural e não no das fronteiras administrativas e políticas.
12. A água não tem fronteiras. É um bem comum que impõe uma cooperação internacional.